APRESENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ESSENZA:

 

 

 O Laboratório Essenza, devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Saúde / ANVISA, trabalha sob orientação de profissionais farmacêuticos, seguindo as normas internacionais de CGMPs (Manual Internacional de Boas Práticas de Produção) e normas nacionais da ANVISA.

Missão:
Pesquisar, desenvolver e produzir dermocosméticos (produtos cosmecêuticos e cosmiátricos) de altíssima qualidade e padrão internacional, desde os mais básicos até os mais elaborados e técnicos, que têm propriedades e ações Estético -Terapêuticas*.

Objetivo:
Levar ao mercado dermocosméticos/ cosmecêuticos diferenciados, de alta qualidade e padrão internacional, grande eficácia e garantia de excepcionais resultados, suprindo as necessidades tanto do consumidor como do profissional que atua nas áreas de saúde e beleza capilar, facial e corporal.


* Em tempo:

Propriedades e Ações Estético-Terapêuticas: As ações terapêuticas dos dermocosméticos/ cosmecêuticos não devem ser confundidas com as ações terapêuticas dos medicamentos

Os medicamentos têm ação terapêutica sistêmica, isto é, entram na corrente sanguínea e são processados internamente, tratando das necessidades fisiobiológicas e patológicas (doenças).

Os dermocosméticos, por sua vez, devido às suas características de formulação e emprego de concentrações ideais de princípios fito-bioativos e fármacos nobres, exercem múltiplas ações terapêuticas tópicas externas, isso é, têm ação permeante tópica na epiderme de revestimento , cutícula, córtex e fibras capilares, diretamente na região aplicada, de forma não sistêmica (não entram na corrente sanguínea).  

Os dermocosméticos/ cosmecêuticos visam minimizar, auxiliar a sanar ou até mesmo sanar afecções estéticas de 1º e 2º graus (não patológicas) da pele, cabelos e seus anexos, servindo como suporte externo auxiliar nos tratamentos médicos de afecções estéticas de 3* e 4* graus.

 

Sistema Cosmecêuticos de Produção :

ü Os produtos Essenziali são fabricados em Laboratório próprio – Laboratório Essenza - (e não em pavilhão industrial), devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Saúde / ANVISA;

 

ü São elaborados por farmacêuticas e funcionários técnicos altamente qualificados (e não por funcionários não técnicos), seguindo formulações cosmiátricas e normas internacionais de produção do CGMP (Current Good Manual Pratices - Manual Internacional de Boas Práticas de Produção) e as nacionais da ANVISA;

 

ü O laboratório de produção e os processos fabris são mantidos sob rigoroso controle de qualidade e assepsia em todas as fases de produção, com controle ambiental antimicrobiano,  através da aplicação de processos adequados e uso de produtos antissépticos e radiação ultravioleta. Também é rigoroso o controle da umidade e temperatura em todo o ambiente de produção e estocagem do produto acabado.

 

ü  Tratamento da Água: A empresa prima pelo cuidado com seu SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA, pois este é um dos principais focos de contaminação em um processo produtivo de cosméticos.:

> Processo de Tratamento da Água: Água de Rede -> Filtro de Cerâmica com 3mc de porosidade -> Coluna de Carvão ativado -> 2 Colunas de Troca-iônica de leito misto -> Coluna de Luz Ultravioleta.

> Controle de Qualidade da Água: A empresa mantém convênio com o Laboratório Pharmacontrol, autorizado pela ANVISA para realizar os testes de água, entre outros, que, a cada 15 dias, recolhe uma amostra da água e procede às análises microbiológicas e físico-químicas, emitindo os respectivos laudos técnicos, que são arquivados pela empresa.

 

 

FORMULAÇÃO DOS PRODUTOS ESSENZIALI

 

ü A Essenziali avança, de forma permanente e gradual, adequando-se de forma continua ás inovações tecnológicas do setor.

 

ü Suas formulações são desenvolvidas através de rigoroso e permanente processo de pesquisa, seguindo a ótica e os conceitos mais avançados da Cosmiatria internacional (pesquisas técnico-científicas da cosmética-médica internacional), e são mantidas sempre atualizadas, para poder garantir sempre o melhor resultado aos seus clientes.

 

ü A Essenziali não segue os modismos sem fundamentação técnico-científica, tão comuns no mercado atual de cosméticos:

 

> participa dos Congressos internacionais da Cosmiatria e Cosmecêutica;

> só adota, para desenvolvimento de seus produtos, pesquisas científicas de última geração, com dados comprobatórios aprovados pelos órgãos internacionais de saúde pública.

 

ü Suas formulações são perfeitamente equilibradas, balanceadas e sinérgicas;

 

ü São elaboradas com concentrações ideais de matérias-primas ativas e nobres (bioativos, fitoativos e fármaco-ativos em forma de nanomoléculas / nanovetores, ou moléculas micronizadas, liofilizadas ou lipolizadas), que têm a capacidade de permear a epiderme e as fibras capilares, e que são adequadas aos tratamentos propostos e compatíveis entre si, nas formulações desenvolvidas pelo seu corpo técnico.

 

ü Todas as matérias primas e princípios ativos utilizados pela Essenziali são aprovados pelos órgãos internacionais competentes e inscritas no INCI /com numeração CAS;

 

ü São cuidadosamente pesquisadas para garantir a segurança necessária no uso dos produtos, de maneira que sejam significativamente reduzidos os riscos de reações alérgicas:

 

> evitando tanto o uso de matérias-primas com alto potencial alergênico, como a associação de componentes ativos ou inertes que possam, individualmente ou em conjunto, ter ação alergênica.

 

ü São elaboradas de forma a manter em perfeito equilíbrio o teor hidrolipídico (gordura + água + tensoativo) de cada produto, para que sejam atendidas todas as graduações de necessidades apresentadas pela pele, cabelos e seus anexos, para a reposição e manutenção da hidronutrição dos mesmos, dentro de todas as variáveis de tratamentos e indicações.·.

ü Para a perfeita conservação de seus dermocosméticos, a ESSENZIALI utiliza um “Sistema Seletivo Preservante e Antioxidante”, em quantidade adequada, para manter estáveis as propriedades físico-químicas dos produtos durante o período de validade dos mesmos.

 

> Este Sistema Seletivo Preservante e Antioxidante tem amplo espectro de ação e perfeita compatibilidade com as matérias-primas utilizadas nas diversas formulações dos produtos, e apresenta significativa redução no risco de causar alergias, problema comum em se tratando de cosméticos.

Devido a tudo isso, os dermocosméticos Essenziali são produtos “vivos”, pois têm a capacidade de interagir com tecidos vivos, estimulando a “vida” das células e a regeneração das matrizes celulares e fibras capilares.

 

FÁRMACOS E BIO-FITOATIVOS NOBRES UTILIZADOS PELA ESSENZIALI:

ü São procedentes de grandes Laboratórios e Indústrias Farmacêuticas de renome internacional, entre os quais se encontram: Japão: Nikkol; USA: Brooks, Inolex, Hampshire; Alemanha: Her, Roche, Merk, Cognis; Suíça: Pentafharm; Mônaco: Exsymol; França: Alban Muller, Givaudan, Selma, entre outros;

 

ü Só são liberados para a produção após passarem por rigorosa avaliação no laboratório de qualidade da empresa, que compara e comprova as características específicas de cada lote de matéria-prima com o gabarito técnico da Essenziali.

 

NANOATIVOS/ NANOVETORES & FITOATIVOS ORGÂNICOS

Sempre atenta às INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E À LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL que regulamenta o setor, a Essenziali busca incorporar esses valores e critérios, de forma a tornar-se, cada vez mais, uma EMPRESA BIOTECNOLOGICAMENTE INOVADORA E RESPONSÁVEL .

Para tanto, todas as formulações cosmecêuticas da Essenziali estão sendo totalmente revistas e reformuladas para atender as normas internacionais referentes a produtos hoje chamados de ORGÂNICOS bem como para adotar a NANOTECLOGIA.

 

Nanotecnologia/ Nanoativos

ü  A nanotecnologia é o estudo da manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza).

 

ü  O objetivo principal é elaborar estruturas estáveis com essa nova tecnologia.

 

ü  A nanotecnologia trabalha, geralmente, com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros. Um nanômetro, milimícron ou milimicro é a subunidade do metro, correspondente a 1×10?9 metro, ou seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro. Tem como símbolo nm:

1 nm = 1000 pm
1000 nm = 1 µm

 

ü  Inclui o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas como a medicina, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia de materiais, ente outras, e em pesquisa e produção na escala nano (escala atômica).

 

ü  Hoje, o debate cientifico a respeito do tema ocorre sobre as implicações futuras da nanotecnologia (implications of nanotehcnology), pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novas tecnologias, incluindo questões sobre a toxicidade para humanidade e impactos ambientais dos nanomateriais, e os efeitos potenciais na economia global, assim como a especulação sobre cenários apocalípticos (doomsday scenarios). Essas questões levaram ao debate grupos e governos a respeito de uma regulamentação mundial sobre nanotecnologia.

 

 

ü  De qualquer maneira, é uma ciência que se for usada de forma ética e corretamente bem aplicada, oferece perspectivas de grandes avanços de melhoria da qualidade de vida em todas as áreas, principalmente nos cosméticos, aumentando a eficácia dos produtos e abrindo novas portas para a prevenção e o tratamento de diversas patologias e afecções estéticas da pele, corpo e cabelos.

 

ü  A atuação dessas nanopartículas permite desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas na forma de partículas da ordem de micrômetros (milésimos de milímetro).

 

ü  Na dermocosmética, sua principal contribuição foi o desenvolvimento de novas estratégias para a veiculação de ingredientes ativos, como lipossomas, nanoeferas, thalasferas, ciclodextrinas e outros. 

 

ü  Citamos algumas vantagens dos dermocosméticos nanotecnológicos:

 

  • melhorar a penetração dos ativos na pele; pode carrear ativos hidrofílicos e lipofílicos;
  • Ø melhorar a estabilidade de ativos mais sensíveis; melhorar a solubilidade dos ativos em meio aquoso;
  • Ø reduzir visivelmente os efeitos colaterais de ativos irritantes;
  • Ø proporcionar a liberação gradual dos ativos e reduzir incompatibilidade na formulação;
  • Ø garantir a integridade dos princípios ativos e permitir sua liberação de forma gradual e controlada, contribuindo para otimizar  os tratamentos dermocosméticos para pele , cabelo e corpo.

 

Fitoativos Orgânicos

A cosmetologia orgânica começa a despontar no mercado mundial. A princípio, são considerados orgânicos os produtos cujas formulações usam matérias primas derivadas de plantas (fitoativos), como gorduras vegetais, ceras, extratos vegetais e óleos essenciais cultivados e processados organicamente. As matérias primas obtidas de plantas cultivadas e controladas biologicamente, no caso de extrativismo, devem obedecer às normas vigentes, preservar o meio ambiente e possuir certificação (cuidados com o solo, sem uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos). Alguns ingredientes já em utilização e com certificado orgânico são derivados de oliva, cera de abelha, cupuaçu, squalene, óleos vegetais de cenoura e pepino.

Diferentemente dos cosméticos naturais, que são produzidos a partir de matéria-prima vegetal, os componentes de um cosmético orgânico passam por maior controle da produção agrícola. São cultivados em solo não contaminado e sem agrotóxicos, com rigoroso controle de manejo.

O uso de cosméticos orgânicos traz mais saúde e segurança para a pele. Os cosméticos orgânicos geralmente são ricos em óleos vegetais, óleos essenciais, manteigas e extratos diversos que promovem resultados menos agressivos ao corpo.  As principais causas de alergias e irritações no uso de cosméticos estão relacionadas aos ingredientes sintéticos que fazem parte da formulação. Dessa forma, o cosmético natural orgânico não ofenderá a pele e não causará danos à saúde, já que está livre de substâncias artificiais. Por exemplo, um hidratante facial orgânico tende a ter qualidade superior à de um tradicional. Em vez de conter óleo mineral, que não penetra na pele, leva óleos naturais, muito mais eficientes, que estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente.

Para que um cosmético seja considerado natural ou natural e orgânico, deve atender os seguintes critérios:

ü  Os cosméticos orgânicos são feitos à base de compostos naturais, inclusive os conservantes devem ser naturais e orgânicos.

 

ü  95% dos ingredientes vegetais (sobre o total dos ingredientes vegetais) devem ser certificados orgânicos;

 

ü  Devem ser livres de substâncias químicas, sintéticas ou animais — elementos que poderão ser usados se comprovada sua necessidade e a impossibilidade de substituição por componentes vegetais.

 

 

ü  As formulações devem ter o mínimo de 10 % de ingredientes certificados orgânicos sobre o total dos componentes (incluindo a água adicionada por ocasião da fabricação do produto final);

 

ü  Máximo de 5% de ingredientes de síntese pura. Trata-se das moléculas oriundas de síntese química, consideradas indispensáveis para a produção do cosmético;

 

 

ü  Matérias primas extraídas de animais vivos ou mortos são proibidas; é permitido o uso de algumas matérias-primas animais produzidas naturalmente, desde que não sejam extraídas de seu organismo, são autorizadas e submetidas a restrições.

 

ü  A extração dessa matéria prima não pode agredir espécimes em risco, e sua obtenção não pode causar nenhum efeito negativo sobre o equilíbrio ecológico.

 

ü  Matérias-primas minerais são autorizadas, desde que usadas por suas propriedades intrínsecas e que sua extração não provoque poluição ou degradação da paisagem, atendendo critérios de pureza exigidos.

 

ü  As dosagens, tanto das substâncias permitidas quanto daquelas restritas, devem seguir normas previstas pela legislação vigente e pelos órgãos internacionais e nacionais competentes.

 

ü  São produzidas de forma totalmente sustentável, desde o cultivo da matéria-prima usada para sua fabricação, passando pela forma de extração, até a comercialização.

 

ü  A certificação de cosméticos orgânicos, feita através de instituições designadas para tal, garante não só o resultado final, mas todo o processo que levou à fabricação de determinado produto. Esse processo garante ao consumidor um produto de qualidade certificada, que não agride pele, mucosas e cabelos.

 

ü  A preocupação com a exploração de recursos naturais é o princípio de todas essas ações. É necessário assegurar o manejo sustentável em todas as etapas: do solo à água usada, passando pelas plantas e flores envolvidas no processo produtivo.

 

ü  Os rigorosos parâmetros levam em conta até o controle de pragas, que não deve agredir o ambiente com pesticidas químicos.

 

 

ü  A exploração comercial dos princípios fitoativos naturais só poderá ser feita se os mesmos forem extraídos de fontes renováveis, isso é, de matrizes que podem ser replantadas e reflorestadas, e de forma orgânica (manejo responsável).

 

 

ü  O plantio e a extração dos princípios fitoativos devem ser realizados através de sistemas orgânicos biorresponsáveis:
* sem uso de agrotóxicos nem de adubos químicos;
* sem degradar nem esgotar o solo e o meio ambiente;
* com a adoção de um programa que privilegia o descanso da terra e a rotatividade de culturas.

 

ü  As matérias primas devem ser adquiridas de laboratórios que seguem os princípios orgânicos exigidos e que possuam a devida certificação, que comprove e valide sua postura de responsabilidade socioambiental, preservando e promovendo a saúde das pessoas e do planeta.

 

ü   Além disso, essas empresas, para receberem a certificação internacional, precisarão também investir pesadamente na reposição das plantas das quais foram extraídos os princípios ativos, e mais um percentual de recomposição ambiental e reflorestamento, de forma a tornar inesgotáveis esses recursos (renováveis).

 

Outras Medidas Ambientalmente Responsáveis adotadas pela Essenziali

 

ü  A Essenziali também adotou o uso de PAPEL E PLÁSTICO RECICLADO e /ou RECICLÁVEL (papel, papelão e plástico) para a produção das bulas, folhetos e prospectos; cartazes, banners e placas; lacres, sacolas e embalagens para presente; caixinhas para perfumes e maquilagem; caixas utilizadas para acondicionar os pedidos, etc.

 

ü  A empresa está atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a produção de EMBALAGENS E INSUMOS COM PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL, que lhe permita adotá-las quando estiverem disponíveis no mercado.

 

ü  Elegeu também o uso de PIGMENTOS E COMPONENTES NÃO TÓXICOS.

 

ü  Quanto aos RESIDUOS E DEJETOS FÍSICOS, a Essenziali não gera lixo tóxico, e o lixo residual produzido é acondicionado de forma seletiva, e colocado à disposição dos carroceiros e recolhedores de lixo com as quais a empresa mantém contato.

 

ü  A empresa estuda a adoção de um SISTEMA AVANÇADO DE TRATAMENTO DA ÁGUA UTILIZADA, que deverá retornar, após decantação e filtragem, para uso na limpeza, sanitários e jardim.

 

SISTEMA DE ENVASE, ACONDICIONAMENTO E APRESENTAÇÃO UTILIZADO PELA ESSENZIALI:

 

ATENÇÃO: POR NECESSIDADE DE MANTER E PROTEGER SUAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS COSMECÊUTICAS, OS PRODUTOS ESSENZIALI PRECISAM SER ENVAZADOS EM EMBALAGENS BRANCAS E OPACAS.

 

ü Os dermocosméticos Essenziali não podem ser envasados em potes nem usar pazinhas, porque estes oferecem alto risco de contaminação para produtos cosmecêuticos;

 

ü  São utilizados, pela Essenziali, somente bisnagas e frascos brancos e opacos com tampas flip-top e disco-top e válvulas dosadoras, devido ao reduzido risco de contaminação que estas oferecem;

 

ü As embalagens, tampas e válvulas sofrem um rigoroso processo de descontaminação antes do envase: são lavadas interna e externamente, recebem uma aspersão interna de álcool 75º e são colocadas em uma estufa para secagem, cuja temperatura varia de 40º a 80º;

 

  • Ø Esses cuidados com a higienização e descontaminação das embalagens são indispensáveis, devido às suas características cosmecêuticas, com alta carga de princípios fármacos-biofitoativos;

 

ü Todos os produtos são acompanhados de “bulas”, que informam as especificações técnicas e funcionais de cada produto: indicações, modo de usar, aplicação, complementação de aplicação, advertências, restrições de uso (se tiver), cuidados de conservação, composição e informações sobre as funções dos princípios ativos mais importantes na formulação em questão.

 

ü Todos os produtos são selados individualmente com um filme (película) de proteção ou colocados em necessaires plásticas individuais, e recebem lacre de segurança nas tampas.

 

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS COMECÊUTICOS ESSENZIALI:

ü   São clinicamente testados e registrados / notificados no Ministério da Saúde – ANVISA;

 

ü   Multifuncionais, exercem, simultaneamente e sozinhos (sem necessidade de equipamentos sofisticados e manobras complicadas), e de forma absolutamente segura, múltiplas, profundas e eficazes ações terapêuticas, concomitantes e sinérgicas;

 

ü   Tratam com profundidade e eficácia diversas afecções estéticas externas da pele, cabelo e anexos:

> pele: hidratam, nutrem e regeneram profundamente a pele; equilibram o teor hidrolipídico da pele , conforme necessidade (repondo lipídeos/ gordura ou controlando a produção de sebo); combatem e previnem os radicais livres; suavizam e previnem manchas; tem ação antielastase e anticolagenase; previnem e retardam o envelhecimento/ degenerescência e rejuvenescem, muitos são reparadores, antimicrobianos e cicatrizantes; controlam, previnem e tratam a acne com eficiência e eficácia; protegem; entre outras mais;

> cabelos: hidratam, nutrem e restauram profundamente as fibras capilares; previnem e combatem a queda dos cabelos; estimulam o crescimento capilar; fortalecem e revigoram a estrutura capilar como um todo; combatem e previnem a caspa seca e a caspa oleosa; espessam e encorpam fios fininhos e frágeis; condicionam o volume dos cabelos (baixam ou aumentam); disciplinam os fios, amaciam, dão brilho e balanço; relaxam ou alisam os cabelos, entre outras mais;

> corpo: hidratam, nutrem e regeneram profundamente a pele; combatem, reduzem e previnem a celulite, a gordura localizada, as estrias e a ptose (flacidez); tratam a acne corporal; são reparadores, antimicrobianos e cicatrizantes; combatem e previnem os radicais livres; suavizam e previnem manchas;

 

ü  Auxiliam na reparação e regeneração do tecido dérmico e das fibras capilares danificadas, em vários graus e camadas,;

 

ü  Previnem danos e retardam a degenerescência (envelhecimento precoce);

 

ü  Protegem a pele, cabelos e seus anexos de agressores externos.

 

ü  Absolutamente seguros quanto ao uso e aplicação, tanto em cabine, através de profissionais qualificados, como pelo cliente em seu domicílio, nos tratamentos de manutenção.

 

ü  Práticos de usar e fáceis de aplicar, exercem ações terapêuticas rápidas e eficazes, proporcionando aos usuários duradouros e excepcionais resultados.

 

ü  Dão suporte terapêutico externo aos tratamentos médicos;

 

ü  Sendo muito concentrados e ativos, 1 ou 2 produtos Essenziali, em pequena quantidade, são mais eficazes que 4 ou mais cosméticos tradicionais, fazendo cada aplicação valer por meses de tratamento com estes mesmos cosméticos, proporcionando reais benefícios e excepcionais resultados para o consumidor.

 

 

CARACTERÍSTICAS COMERCIAIS DOS COSMECÊUTICOS ESSENZIALI:

A ESSENZIALI NÃO É, simplesmente, mais uma marca de cosméticos de altíssima qualidade, como outras tantas excepcionais encontradas no mercado. 

ESSENZIALI é muito mais do que isso!

ESSENZALI É UMA MARCA DE COSMECÊUTICOS DE ALTISSIMA QUALIDADE,

DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS

ESSENZIALI É SOLUÇÃO!


ESSENZIALI é uma linha completa de dermocosméticos / produtos cosmiátricos e cosmecêuticos:

ü  De altíssima qualidade e padrão internacional;

 

ü  Voltada para a solução e prevenção das afecções estéticas externas da pele, cabelo e seus anexos, bem como a manutenção dos seus estados ideais de saúde e beleza;

 

ü Comprometida em levar resultados e soluções, com rapidez, eficácia e segurança:

> aos consumidores, nos tratamentos dermocosméticos e terapêuticos domiciliares.

> aos profissionais das áreas de saúde-estética e beleza , e aos clientes e pacientes destes, tanto nos tratamentos profissionais em cabine, como nos tratamentos domiciliares de manutenção.

Preços acessíveis e uma maravilhosa relação “custo x benefício”são características comerciais que encantam profissionais econsumidores.