1 – NOSSA EMPRESA:


A empresa é formada por dois braços: 

1.1 - Empresa Comercial

Gian Comércio Importação e Exportação Ltda.

A Gian é a detentora da marca Essenziali e suas sub-marcas, e faz a comercialização e distribuição dos produtos fabricados pelo Laboratório Essenza, adotando, para tanto, os sistemas integrados de Licenciamento e Franquia Network.

1.2 - Empresa Fabril

Laboratório Essenza

O Laboratório Essenza é devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Saúde / ANVISA, e trabalha sob orientação de profissionais farmacêuticos, seguindo as normas internacionais de CGMPs (Manual Internacional de Boas Práticas de Produção) e nacionais da ANVISA.

1.3 - Endereço:

Rua São Benedito, 84, Bairro Guarani
Cep: 93520.040 - Novo Hamburgo – RS / BR
Caixa Postal: 4007
Fone/ Pabx: (0xx 51) 3594.8777
e-mail: essenziali@essenziali.com.br
Site: www.essenzialiofficiali.com.br

 

2- BREVE HISTÓRICO

A formatação da Essenziali iniciou-se em 1990, através da definição de nicho de mercado e mix de produtos, pesquisas e desenvolvimento de uma linha de dermocosméticos avançados, bem como a definição de estratégias comerciais. Em 1990 foi lançada no mercado.

Diferenciando-se dentro do segmento de cosméticos, foi uma das primeiras a implantar, em âmbito internacional, e a primeira no Brasil, o conceito revolucionário de dermocosméticos verdadeiramente cosmiátricos (formulações técnico -científicas da Cosmiatria internacional) e Cosmecêuticos (cosméticos produzidos em laboratório industrial com propriedades terapêuticas), quebrando paradigmas em que se apoiavam a indústria e o mercado de cosméticos.

Todas as fórmulas técnico-científicas dos cosmecêuticos Essenziali foram (e são) pesquisadas e desenvolvidas pelo corpo técnico do Laboratório Essenza, braço que pesquisa, desenvolve e produz os cosmecêuticos Essenziali, African Soul e Clinic-Med. Através da participação em Congressos internacionais e das sólidas parcerias que mantém com grandes laboratórios e indústrias farmacêuticas de renome internacional, dos quais recebe permanente assessoria técnica e científica e adquire os princípios ativos nobres (biativos e fármaco ativos) e insumos vegetais padronizados (fitoativos) para a produção de suas formulações, o Laboratório Essenza se mantém permanentemente atualizado nos avanços tecnológicos do setor, como nanoativos/ nanovetores e dermocosméticos orgânicos.  

A empresa produz e comercializa uma linha de 200 dermocosméticos/ cosmecêuticos – faciais, corporais, capilares, femininos, masculinos, maquilagem, perfumaria fina - todos clinicamente testados e registrados/notificados no M.S. /ANVISA.  A distribuição é feita através de distribuidores licenciados para vários canais de comercialização, de acordo com o público-alvo: Profissionais Licenciados, Centros Estéticos Terapêuticos franqueados pela Essenziali, clínicas de medicina estética, salões de beleza, spas, academias, e também para Associas/ Representantes Personalizadas.  A Essenziali mantém, também, um trabalho direto e exclusivo com médicos de diversas áreas (cirurgiões plásticos, dermatologistas, obstetras, geriatras, entre outros), que necessitam de cosmecêuticos confiáveis, seguros e eficazes para atender as questões de saúde-estética de seus pacientes.

Todos esses estabelecimentos profissionais licenciados e/ou franqueados pela Essenziali são tecnicamente treinados pela empresa (para uso e indicação correta dos produtos) e atendidos por seus Distribuidores Licenciados, e fazem parte da Rede Autorizada Nacional Essenziali.

 
Hoje, a Marca Essenziali é uma referência nacional em dermocosméticos / cosmecêuticos, sendo reconhecida como uma empresa confiável, que prima pela eficácia, segurança e alta qualidade de seus produtos, pela seriedade de sua proposta e ética nas suas ações comerciais.

 

3 – NOSSA MISSÃO:

É missão das empresas coligadas:

ü Pesquisar, desenvolver e comercializar dermocosméticos / cosmecêuticos eficazes e seguros, de altíssima qualidade e padrão internacional, desde os mais básicos até os mais elaborados e técnicos.

 

ü Desenvolver, praticar e manter suas qualidades intrínsecas de ética, de competências técnicas e comerciais e de responsabilidades social e ambiental.

 

ü Levar aos profissionais de saúde-estética e de estética e beleza, e aos clientes destes, soluções para as diversas afecções estéticas, tanto nos tratamentos profissionais aplicados em cabine como nos tratamentos domiciliares de manutenção.

 

3 – NOSSOS OBJETIVOS

3.1- Objetivo Principal:

 Ser conhecida e reconhecida, em âmbito nacional e internacional:

ü Como uma empresa confiável, que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa dermocosméticos/ cosmecêuticos eficazes e seguros, de alta qualidade e padrão internacional;

 

ü Por suas qualidades inerentes de Ética integral, alta competência técnica e comercial e responsabilidade sócio ambiental.

 

3.2- Objetivo Comercial:

Levar aos profissionais de saúde e beleza (médicos e profissionais da estética facial, corporal e capilar), e a seus pacientes e clientes, soluções para problemas e afecções estéticas, tanto nos tratamentos aplicados profissionalmente em cabine, como nos tratamentos de cuidados e manutenção domiciliar.

 

3.3- Objetivos Socioambientais:

 

ü   Colaborar na geração de emprego e renda

ü  Gerar impacto social, cultural e econômico direto na comunidade

ü  Desenvolver e aplicar políticas e atitudes responsáveis nos âmbitos social e ambiental

ü  Criar um modelo eficaz que possa ser reaplicado por outras empresas e que seja capaz de influenciar políticas públicas.

 

4 - NOSSOS VALORES:

ü  Ética

ü Profissionalismo

ü Competência

ü Responsabilidade Sócio ambiental

 

Os VALORES de uma pessoa ou empresa são permanente fonte de orientação e inspiração, e estão alicerçados na formação de caráter pessoal e empresarial, bem como na visão que temos sobre nossa atuação pessoal e/ou profissional na vida. Nossos valores balizam nossas escolhas e atitudes, e nos mantém focados nos objetivos, ideais e sonhos, para a realização da Missão, com integridade. É através desses Valores que todos os indivíduos que pertencem a uma determinada organização tomarão decisões, farão escolhas e atuarão.

EMPRESAS SÃO FORMADAS POR PESSOAS, portanto, deduz-se que somente participarão e permanecerão em uma determinada empresa pessoas que tenham entendimento claro da visão e missão da mesma, e possuam valores similares.

A Essenziali acredita que fazer bem e melhor, de forma ética e responsável, em todos os setores de atuação, é opção de cada indivíduo/ empresa, ao trilhar seu caminho pessoal e profissional.

 

5 – NOSSA VISÃO

A empresa, com a finalidade de realizar sua MISSÃO com integridade e alcançar com propriedade e grandeza seus OBJETIVOS, desde a sua fundação e cada vez mais, trilha os caminhos da ÉTICA, das relações profissionais responsáveis, amistosas e fraternas entre os seus membros e colaboradores de todos os escalões e instâncias, da formação de parcerias em vários níveis e atividades as mais variadas, da responsabilidade social e ambiental, da abertura à comunidade na qual está inserida, favorecendo e estimulando todos os tipos de interação (profissionais, culturais, sociais, ambientais e econômicas), pois acredita que sem esses VALORES, fortemente implantados em sua estrutura básica, sua missão, seus objetivos e seus propósitos estariam seriamente ameaçados.

6 – NOSSO COMPORTAMENTE E AÇÕES

Nosso comportamento e nossas ações, como empresa, refletem nosso Caráter, Visão e Valores, com vistas a realizar com integridade nossa Missão e alcançar com grandeza nossos Objetivos e Metas.


6.1- Compromisso com o Cliente

Todos conhecem a máxima que diz que “o cliente é a pessoa mais importante em qualquer negócio”. É ele quem estimula a empresa a procurar sempre melhorar o produto, realizar o melhor atendimento, ter o melhor retorno, entre outras qualidades empresariais.

Mas fazer ‘tudo’ isso é obrigação de uma empresa. Ter Compromisso com o Cliente é muito mais do que isso.

Ter Compromisso com o Cliente é estar comprometido com a causa do cliente. É ESTAR DO LADO DELE. JUNTO COM ELE! É resolver e suprir suas necessidades, no segmento de atendimento da empresa. É fazer o inesperado e ir além das suas expectativas. È conquistar a confiança, encantar, surpreender.

 Independentemente se for cliente interno ou externo, o compromisso e comprometimento com a CAUSA DO CLIENTE são vitais em todas as situações e circunstâncias de atuação e é dessa maneira que a Essenziali realiza seu trabalho.

 

6.2- Responsabilidade Socioambiental

A Essenziali entende que todas as pessoas e empresas devem se sentir social e ecologicamente responsáveis, comprometidas com a humanidade e com o planeta, como geradoras de benefícios e soluções socioambientais.

Acreditamos que todos nós, de forma intrínseca, temos Responsabilidade Socioambiental, seja como indivíduos, seja como empresa, embora nem todos tenham consciência deste fato.  Trazer esse fato à consciência e colocá-lo em prática é missão de cada indivíduo / empresa, de forma que cada um faça a sua parte e que todos, ao seu derredor, se sintam valorizados, prestigiados e promovidos com essa prática.

E o que é Responsabilidade Socioambiental?

Responsabilidade Socioambiental envolve todas as pessoas. Em uma empresa, diz respeito a todos os que participam dela, direta ou indiretamente, seja como colaboradores diretos, indiretos, clientes ou simples expectadores.  Demanda planejamento e atitudes pró-ativas, baseados e consolidados na Ética, que garantam a sustentabilidade do negócio, da sociedade em que atuam e do planeta. Essas atitudes devem ser conscientizadas e praticadas até se tornarem o modus operandi de todos na empresa, na cadeia de negócios e em todas as ações.  

A prática da Responsabilidade Socioambiental vai muito além das campanhas de doação aos necessitados ou contra desmatamento, ou de qualquer outra ação filantrópica ou ambiental. Diz respeito ao exercício, de forma individual e em conjunto, de forma consciente e permanente, em todos os momentos, de atitudes e ações baseadas na aplicação do caráter ético, desde os gestos mais simples, como o cumprimentar as pessoas, não jogar um papel no chão, reciclar do lixo, manter a ordem, respeito à hierarquia, ser gentil, educado, saber ouvir, etc., até atividades mais elaboradas, praticadas de forma individual ou em grupo. Enfim, diz respeito a toda forma de atuação individual, social/profissional que tenha por objetivo instalar e manter a política de COLABORAÇÃO MÚTUA ENTRE PESSOAS E EMPRESAS, TENDO EM VISTA O BEM COMUM.

Cremos também que é mister levar a consciência e a prática Responsabilidade Socioambiental de forma especial para dentro das nossas famílias e para todos os segmentos da sociedade em que vivemos e atuamos. Só assim teremos um mundo mais justo e próspero.

A Essenziali, como organismo vivo e participante, acredita na sua responsabilidade social e ambiental dentro da realidade em que hoje vive a humanidade. Está consciente que a empresa é patrimônio social da comunidade do Vale do Sinos, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Como tal, se vê como fonte geradora de ideias, projetos e recursos que visam sua interação e integração no fomento do bem comum, tornando-se mais forte e mais ágil quando integrada à sua comunidade, abrindo-se para prestar e receber serviços, para receber pessoas e devolvê-las treinadas e preparadas às suas comunidades, para integrar-se a movimentos diversos.

A Essenziali está comprometida com a qualidade de vida de seus funcionários, da comunidade e do meio-ambiente.

Responsabilidade Socioambiental traz crescimento e benefícios a todos os envolvidos.


6.3- Cooperação

 
A cooperação é o método mais eficaz de jogar o GANHA+GANHA, pois estabelece uma relação de auxilio mútuo e benéfico entre indivíduos e/ou instituições, no sentido de alcançar objetivos comuns, utilizando métodos consensuais. A cooperação faz parte da Responsabilidade Social.

A Cooperação é uma forma maravilhosa, perfeita e eficaz de interação humana, pois só pode ser exercida, com propriedade, quando os comportamentos éticos são postos em prática, através do respeito, interação, integração, diálogo, comunicação eficaz, flexibilidade, generosidade, abertura, entre outros. Diferente das situações onde o egocentrismo e o egoísmo imperam, e apenas um ou alguns ganham, a cooperação possibilita a integração das pessoas assim como a produção de algo mais complexo do que se fosse realizado individualmente, com a característica de somar esforços e compartilhar resultados, ONDE TODOS OS PARTICIPANTES SAEM GANHANDO, SEM QUE NINGUÉM PERCA.

 

6.4- Formação de parcerias:

A empresa, desde seu nascimento, tem demonstrado vocação natural à formação de parcerias. A solidez destas parcerias a médio e longo prazo tem sido de grande valia, tanto na evolução da empresa como na evolução de seus parceiros.

Dessa maneira, a Essenziali mantém parceria com:

6.4.1- Empresas Farmacêuticas Internacionais Parceiras

 

A empresa mantém sólidas parcerias com empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, para permanente consultoria e assessoria técnica e científica, além da aquisição de princípios ativos nobres (fármacos, bioativos e fitoativos).

 

 

6.4.2- Instituições Educacionais Parceiras

 

A empresa mantém sólidas parcerias com universidades e escolas técnicas:

 

ULBRA – Universidade Luterana Brasileira - Canos/ RS,

FEEVALE – Universidade do Vale do Sinos – Novo Hamburgo/ RS 

ESCOLA TÉCNCIAN LIBERAO SALZANO - Novo Hamburgo / RS

SENAC – Canoas / RS

FADERGS – Porto Alegre/ RS

entre outras.

 

ü A Essenziali fornece mix de produtos para as instituições educacionais parceiras, de forma a abastecer seus laboratórios para a realização das atividades práticas de seus alunos e acadêmicos.

 

ü  A Essenziali abre suas portas para receber alunos e estagiários dessas instituições (dos cursos de farmácia, bioquímica, administração, empreendedorismo, mercado exterior, publicidade, design, computação e outros) para:

 

ü > receberem treinamento técnico, teórico e prático, sobre cosmecêuticos: características técnicas, usos, indicações, funções, aplicação de protocolos técnicos, etc.

> a realização de estágio curricular;


> realização de pesquisas técnicas e científicas

 

> realização de TCCs, trabalhos de pós-graduação, teses de mestrado, trabalhos de doutorado e pós-doc com produtos da empresa

 

> realização de atividades extracurriculares;

> entrevistas, pesquisas e tudo o mais que nos é solicitado.

 

> visitação e acompanhamento dos processos de pesquisa, desenvolvimento e produção da empresa;

> interação com um dia de produção;

ü  Em contrapartida, a empresa recebe destas instituições educacionais, suas parceiras, toda a assessoria e consultoria técnica e comercial que eventualmente solicita.·.

 

 

 

6.4.3- Instituições Assistenciais Parceiras

A empresa mantém parceria com instituições assistenciais e escolas para auxilio em suas necessidades com produtos de higiene pessoal, doação de brindes e outros.

 

6.5- Ações Profissionais e Comerciais

A empresa realiza, com regularidade, diversas atividades técnicas e profissionais com o intuito de divulgar seus produtos e preparar profissionais para usá-los e indicá-los com correção:

ü  Treinamentos Técnicos Semanais, gratuitos, para Profissionais já formados:

Todas as semanas, em seu Centro Técnico, localizado em sua matriz, a empresa ministra, gratuitamente, diversos tipos de Treinamentos Técnicos Cosmecêuticos, para profissionais já formados em suas áreas de atuação, orientando aaplicação correta dos dermocosméticos Essenziali através de protocolos técnicos adequados para cada afecção estética capilar, facial e corporal. Após, aproximadamente, 24 a 36 horas-aula em cada área, os profissionais ficam qualificados para fazer uso adequado dos cosmecêuticos Essenziali e para prestar serviços cosmecêuticos diferenciados e especializados a seus clientes e também a pacientes enviados por médicos.

Esses Treinamentos Técnicos ministrados pela empresa permitem que um/a cabeleireiro/a se torne um/a técnico/a capilar; que uma esteticista facial ou corporal, se torne uma esteticista técnica na sua área de atuação, etc. ·.

 

ü Palestras, Jornadas e Oficinas Técnicas direcionadas para Profissionais de diversas áreas específicas:

Regularmente, a empresa promove eventos técnicos – Jornadas Técnicas e Oficinas Técnicas – em várias regiões e Estados da União, com a finalidade de promover seus produtos e treinar profissionais para o uso regular e correto dos mesmos.

Da mesma forma, a empresa promove palestras direcionadas para profissionais da medicina estética, em várias regiões e Estados da União, com a finalidade de promover seus produtos e de orientar médicos, enfermeiras e pessoas que atuam nesse segmento, quanto o uso correto dos mesmos.

 

 

ü  Palestras, Jornadas e Oficinas Técnicas em Universidade e Escolas Técnicas:

 

Regularmente, a empresa promove eventos técnicos – Jornadas Técnicas e Oficinas Técnicas – em Universidade e escolas Técnicas, várias regiões e Estados da União, com a finalidade de promover seus produtos e treinar profissionais para o uso regular e correto dos mesmos.

 

 

ü Dia da Beleza & Saúde

Através de seus distribuidores e técnicos, a Essenziali realiza, diretamente no estabelecimento profissional (clínicas de medicina estética e cirurgia plástica, clinicas de estética facial e corporal, salões, spas, academias, etc.) o “Dia da Beleza & Saúde”, dedicando especialmente aos pacientes e clientes dos referidos espaços profissionais os tratamentos terapêuticos necessários. São pré-agendados horários para cada paciente/; cliente. Nos horários agendados, são realizadas as anamneses e avaliações individuais, com a posterior indicação do tratamento adequado para cada necessidade avaliada, e a aplicação dos protocolos cosmecêuticos correspondentes.

 

 

6.6- Ações Ambientais

Sempre atenta às INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E À LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL que regulamenta o setor, a Essenziali busca incorporar esses valores e critérios, de forma a tornar-se cada vez mais, uma EMPRESA BIOTECNOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL .

Para tanto, todas as formulações cosmecêuticas da Essenziali estão sendo totalmente revistas e reformuladas para atender as normas internacionais referentes a produtos hoje chamados de ORGANICOS, das quais citamos algumas:

 

ü   O uso de 95% de princípios ativos fitobiológicos naturais e orgânicos (inclusive os conservantes devem ser naturais e orgânicos).

 

ü  Esses fitoativos só podem ser adquiridos de laboratórios internacionais que seguem os princípios orgânicos exigidos e que possuam a certificação internacional que comprove e valide sua postura de responsabilidade socioambiental, preservando e promovendo a saúde das pessoas e do planeta.

 

ü  A exploração comercial dos princípios fitoativos naturais só poderá ser feita se os mesmos forem extraídos de fontes renováveis, isso é, de matrizes que podem ser replantadas e reflorestadas, e de forma orgânica (manejo responsável).

 

ü   Além disso, essas empresas, para receberem a certificação internacional, precisarão também investir pesadamente na reposição das plantas das quais foram extraídos os princípios ativos, e mais um percentual de recomposição ambiental e reflorestamento, de forma a tornar inesgotáveis esses recursos (renováveis).

 

ü  O plantio e a extração dos princípios fitoativos devem ser realizados através de sistemas orgânicos biorresponsáveis:
* sem uso de agrotóxicos nem de adubos químicos;
* sem degradar nem esgotar o solo e o meio ambiente;
* com a adoção de um programa que privilegia o descanso da terra e a rotatividade de culturas.

 

ü  A Essenziali também adotou o uso de EMBALAGENS RECICLADAS e RECICLÁVEIS (papel, papelão e plástico) nas bulas, folhetos e prospectos; nos cartazes, banners e placas; nos lacres, nas sacolas e embalagens para presente, nas caixinhas para perfumes e maquilagem, nas caixas utilizadas para acondicionar os pedidos, etc.

 

ü  A empresa está atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a produção de EMBALAGENS E INSUMOS COM PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL, que lhe permita adotá-las quando estiverem disponíveis no mercado.

 

ü  Elegeu também o uso de PIGMENTOS E COMPONENTES NÃO TÓXICOS.

 

ü  Quanto aos RESIDUOS E DEJETOS FÍSICOS, a Essenziali não gera lixo tóxico, e o lixo residual produzido é acondicionado de forma seletiva, e colocado à disposição dos carroceiros e recolhedores de lixo com as quais a empresa mantém contato.

 

ü  A empresa estuda a adoção de um SISTEMA AVANÇADO DE TRATAMENTO DA ÁGUA UTILIZADA, que deverá retornar, após decantação e filtragem, para uso na limpeza, sanitários e jardim.

 

ü  Para o futuro, a empresa estuda também a adoção de um SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA AUTOSUSTENTÁVEL, seja esta solar, eólica, ou de outras tecnologias que estão sendo pesquisadas.

 

 

 

6.7- Ações Sociais

Visando beneficiar a sociedade em que está instalada, a Essenziali vai aos bairros, escolas de periferia e entidades assistenciais para prestar serviços profissionais qualificados a essas pessoas tão sofridas e que têm pouco acesso a esse tipo de atendimento, favorecendo o bem estar pessoal e o aumento da autoestima, bem como levando auxílio para a manutenção da saúde física e emocional.

 

ü  Ação “Dia da Beleza”

Com essa ação de cunho social, a empresa vai ao bairros, escolas e entidades assistenciais e presta, gratuitamente, serviços estético-funcionais tais como: corte de cabelo, tratamentos capilares, tratamentos de pele, hidratação de corpo em pessoas idosas que apresentam grande ressecamento de pele (xerodermia) com grande desconforto, entre tantos outros.

ü  Ação “Mantendo a Beleza”

A empresa mantém convênio com algumas instituições assistenciais – asilos e lares de passagem – para o fornecimento mensal gratuito de galões de xampus, condicionadores, desodorantes, hidratantes de corpo e de pés, e outros cosméticos produzidos pela própria empresa.

ü Ação “Criando o Futuro”


É desejo da  empresa contribuir para o combate à pobreza e ao despreparo profissional, investindo na geração de emprego e de renda e na qualificação de pessoas, oportunizando a muitos munícipes uma nova perspectiva de vida.

Com esse propósito a Essenziali capacita e qualifica pessoas de baixa renda, que não têm acesso ao mercado de trabalho, por falta de qualificação profissional, e nem aos bens de consumo, por falta de renda. Essas pessoas são, na sua maioria, mulheres, que têm em comum o abandono pelo seu parceiro e a responsabilidade do sustento próprio e de sua numerosa prole.

Para que isso se realize, a Essenziali abre regularmente suas portas e disponibiliza, gratuitamente, produtos e técnicos profissionais contratados pela empresa para treinar, preparar e qualificar essas pessoas em um ofício (antes desconhecido), como atendentes e /ou profissionais da beleza (auxiliares, cabeleireiros, maquiladores, manicures, pedicures).

 Essas pessoas, depois, voltam às suas comunidades, aptas a prestarem serviços básicos de estética e beleza para os quais foram treinadas na empresa, podendo tornar-se participantes do mercado de trabalho e financeiramente autossuficientes, geradoras de renda para si próprias e suas famílias.