Glossário Técnico

 

B

 

BENZOFENONA 3 ou EUSOLEX: É um filtro solar que protege contra radiações solares dos tipos UV.A e UV.B. Os raios UV.A atingem as camadas mais profundas da pele e, sem a devida proteção, aceleram o envelhecimento precoce, pois danificam o mecanismo de reparo das células e interferem de forma negativa na ação reprodutora das células basais (células-mães), interferindo e prejudicando o processo natural de renovação celular. Os raios UV.B estimulam o bronzeamento, porém, deixam a pele mais grossa e mais áspera e, sem a devida proteção, promovem queimaduras e lesões de pele. Ver Filtros Solares, neste Glossário.

BIOABSORÇÃO: É um processo natural biológico que permite ao organismo humano vivo absorver seletivamente os ácidos graxos (ácidos palminoléico, oléico, láurico e outros), cuja presença em excesso determina uma das causas da acne vulgar, dada a sua elevada comedogenicidade.

BITOATIVOS: Princípios ativos naturais extraídos de animais. Atualmente, são menos usados pela moderna Cosmiatria (Cosmética Médica), que somente lança mão dos mesmos quando podem ser extraídos de fontes animais facilmente renováveis, através de processos tecnológicos altamente sofisticados que visa a preservação e recuperação da espécie. Ex: Cegaba, Colágeno, Elastina (Ver, todos, neste Glossário): todos são bioativos extraídos de animais da raça bovina, facilmente reproduzidos e mantidos em cativeiro, para esta finalidade, (sem que isso represente algum risco contra a espécie).

BIOATIVADOR: Sistema que tem a propriedade de estimular o metabolismo celular em um organismo humano vivo.

BIOESTIMULINAS: São bioativos ou ativos biológicos do Reino Animal. EX: colágeno, elastina.

BIOCOSMÉTICA: Ramo da cosmética que pesquisa, desenvolve e fabrica produtos com base no Reino Animal.

BIOPROTEÍNAS DE CONTATO: São complexos formados por partículas de proteína que tem grande compatibilidade com a pele, o que permite perfeita aderência e perfeita cobertura, de maneira natural, finíssima e luminosa, enquanto hidrata e nutre a pele. São usadas nas maquilagens dermocosméticas.

BIOTINA: Ver vitamina H

BIOWHITE: É um complexo clareador de manchas, definitivo e com propriedades de renovação celular, para tratamento de desordens de pigmentação da pele. É um complexo vegetal obtido pela união de extratos estandarizados das seguintes plantas: Saxifraga stolonífera, Vitis vinífera, Morus nigra, e Scutellaria boicaensis. Biowhite é um poderoso inibidor da atividade da tirosinase, demonstrado em testes in vitro, em todas as plantas de sua composição e de maneira isolada, e comprovada na composição do produto. É aproximadamente 200 vezes menos tóxico que os ativos despigmentantes comumente usados em cosméticos como a hidroquinona.