Glossário Técnico

 

D

 

DERMOCOSMÉTICOS: Igual a Cosméticos Dermatológicos, Terapêuticos, Cosmecêuticos, Farmacêuticos - Ver Cosmiatria e Cosmecêutica, neste Glossário.

DIETANOLAMINA DO ÁCIDO GRAXO DE COCO ou COMPERLAM KDB: É uma matéria-prima utilizada na produção de cosméticos (xampus, sabonetes líquidos e banhos-de-espuma) com propriedades espessante, estabilizante de espuma e sobre-engordurante.

DIMETICONE COPOLIOL-DC 1401: O Dimeticone Copoliol é um de fluído de dimetil silicone com enorme variedade de aplicações em produtos para pele e cabelos. O Copoliol DC1401 é uma associação de silicones de última geração: o dimeticone e o ciclometicone. Proporciona lubrificação, maciez, elasticidade e reduz a "pegajosidade" do produto. É um excelente emoliente não comedogênico (não gorduroso), que suaviza os efeitos agressivos causados pelos barbear, por agentes ambientais (sol, vento, frio, calor, etc) e agentes químicos diversos. Atua como protetor, formando uma película (ação filmógena) sobre a pele e cabelos, que impede a evaporação da camada hidratante natural, e é hidro-repelente (à prova d'água), evitando a desidratação e auxiliando a manter em perfeito equilíbrio o teor hidrolipídico da pele e dos cabelos. O ciclometicone associado distribui melhor os ingredientes ativos presentes na fórmula, melhorando e facilitando a espalhabilidade do produto e o deslizamento de lâmina ou navalha, e evapora sem deixar resíduos, promovendo um toque suave, macio e sedoso, sem deixar a pele ou cabelos engordurados ou pegajosos.

DIÓXIDO DE TITÂNIO MICRONIZADO: É um filtro solar físico superfino formado de micropigmentos baseados em dióxido de titânio, cujo tamanho médio das partículas dispersas se encontra na faixa nanomérica. Estes micropigmentos refletem as radiações UV.A e UV.B, sem refletir qualquer luz visível, permitindo que as formulações fotoprotetoras sejam transparentes quando aplicadas sobre a pele em finas camadas.

DEHYTON AB.30 ou ANFÓTERO BETAÍNICO: É um agente anfótero indicado para xampus especiais com ação suavizante.

DRAGOLAN: Princípio bioativo natural derivado de Lanolina (que é um fitoativo extraído da lã de ovelhas), com excepcionais propriedades emolientes e sobreengordurantes.

DRAGOVIT: Ver Vitamina F.