Glossário Técnico

 

M

 

MATRIXIL: É um pentapeptídeo composto por aminoácidos de Lisína, Treonina e Serina. Matrixil é um microcolágeno que funciona como um mensageiro para as células da derme, estimulando-as a sintetizar tecido conectivo composto por proteínas e polissacarídeos (Glicosaminoglicanas e Ácido Hialurônico – Ver ambos, neste Glossário). Testes in vitro e in vivo realizados revelaram que Matrixil estimula a síntese GAGstglicosaminoglicanas). Matrixyl tem as seguintes propriedades: estimula a formação dos colágenos (I, II, III, IV) na derme; possui propriedades de renovação celular mais efetivas que outros ativos; é eficaz nos tratamentos antiidade e ideal para produtos aplicáveis na região do contorno dos olhos e para tratamento da pele madura. Rejuvenesce e tonifica a epiderme.

MEDICINA ESTÉTICA: Ver Cosmiatria e Cosmecêutica, neste Glossário.

MELSCREEN BLACK: Fitoativo natural formado pela associação dos Extratos Vegetais da Giesta + Krameria Tiandra + Avelã da Índia, destaca-se por sua composição rica em melaninas vegetais escuras e precursores de fitomelaninas, como os derivados aminados da oxidação da tirosina, que irão, de forma gradual, promover a deposição de pigmentos tintóreos sobre os fios, alterando a cor dos cabelos. Age progressivamente sobre a tonalidade dos cabelos naturais ou tinturados: escurece a cor dos cabelos, e aviva e intensifica as cores escuras que se encontram opacas, oxidadas, "queimadas". Esse ativo não age como tintura química. Sua ação tonalizante escurecedora é progressiva e natural, e ocorre através da associação de fitopigmentos naturais extraídos dos extratos vegetais da Giesta + Krameria Tiandra + Avelã da Índia, que se depositam sobre os fios, alterando temporariamente a tonalidade dos cabelos. Deixando de usá-lo por algum tempo, os cabelos tornarão à sua tonalidade original. Faz parte, como tonalizante natural, da composição do Xampu e do Condicionador da Essenziali Refs. 3035.4 e 3085.4.

MELSCREEN GOLD: Fitoativo natural formado pela associação dos Extratos Vegetais de Corcuma Longa e Mel Crócus Sativus (Ver, neste Glossário), tem a propriedade de alterar a tonalidade dos cabelos, de forma natural e temporária, sem danifica-los, clareando a cor e iluminando os fios. Age progressivamente sobre a tonalidade dos cabelos naturais ou tinturados: tonaliza de louro-dourado claro os cabelos brancos, empresta luzes douradas aos cabelos arruivados, acobreados e acastanhados, destaca luzes e mechas. Esse ativo não age como tintura ou descolorante químico. Sua ação tonalizante, clareadora e iluminadora é progressiva e natural, e ocorre através da associação de fitopigmentos naturais extraídos dos Extratos vegetais da Camomila + Curcuma Longa + Mel Crócus Sativus, que se depositam sobre os fios, alterando temporariamente a tonalidade dos cabelos. Deixando de usá-lo por algum tempo, os cabelos tornarão à sua tonalidade original. Faz parte, como tonalizante natural, da composição do Xampu e do Condicionador da Essenziali Refs. 3035.1 e 3085.1.

MELSCREEN RED: Fitoativo natural formado pela associação dos Extratos Vegetais glicosadas extraídos da Krameria Tiandra e fitopigmentos naturais extraídos do Licopene (Ver, neste Glossário), tem a propriedade de alterar a tonalidade dos cabelos, de forma natural e temporária, sem danificá-los. Age progressivamente sobre a tonalidade dos cabelos naturais ou tinturados: empresta luzes vermelho-acobreadas aos cabelos de tonalidade mediana ou escura, aviva e intensifica as cores avermelhadas, acobreadas e arruivadas, e destaca luzes e mechas da mesma tonalidade. Esse ativo não age como tintura química. Sua ação tonalizante é natural, progressiva e temporária, e ocorre através da associação de fitopigmentos naturais extraídos da Krameria Tiandra e do Licopene, que se depositam sobre os fios, alterando temporariamente a tonalidade dos cabelos. Deixando de usá-lo por algum tempo, os cabelos tornarão à sua tonalidade original. Faz parte, como tonalizante natural, da composição do Xampu e do Condicionador da Essenziali Ref. 3035.3 e 3085.3.

MELISSA: Princípio fitoativo natural extraído da planta do mesmo nome (Melissa Officinalis), pertencente à família das Labiatas, e de outra planta, Lippia Geminata, da família das Verbenáceas, é conhecida também como erva cidreira. Têm efeito calmante e muitos outros importantes valores terapêuticos.

METILPARABENO: É um Éster do Ácido Benzóico, usados como preservante com efeito antimicrobiano.

MENTOL: É um álcool sólido (apresentado em forma de cristais incolores), com odor característico de Hortelã-pimenta, obtido pelo congelamento dos óleos voláteis de várias espécies de Mentha (família Labiatae) ou sinteticamente. Tem amplo emprego farmacêutico e medicinal, pelas inúmeras propriedades que apresenta: é refrescante, adstringente, antipruriginoso e exerce ação de crioterapia (resfriamento) sobre os tecidos.

MICROCÁPSULAS DE MACADÂMIA: Microcápsulas são cápsulas de ágar de tamanho microscópico, com diâmetro entre 1,5mm e 2,5mm, contendo em seu interior óleo de Macadâmia. O Óleo de Macadâmia é um fitoativo natural extraído da noz Macadâmia, que tem propriedades emoliente, suavizante e amaciante, e que, apesar de ser oferecido em forma de óleo é considerado não comedogênico.

MICROESFERAS DE POLIETILENO: São cápsulas de formato esférico e tamanho reduzidíssimo feitas de polietileno que, quando massageadas mecanicamente sobre uma superfície, como um lixamento, tem a propriedade de remover células mortas e oxidadas, asperezas e resíduos acumulados e aderidos sobre a mesma, favorecendo uma renovação celular. Isso faz com que a superfície onde são aplicadas fique limpa, mais clara, mais fina e mais macia. Como têm formato esférico, proporcionam uma rolagem perfeita e homogênea, o que previne e evita a formação de microlesões ou microrranhuras sobre a superfície (pele). Ver diferencial em Sílica, neste Glossário.

MICROPARTÍCULAS POLIMÉRICAS: São partículas compostas por microscópicas frações iguais de polímeros, que se repetem em seqüência idênticas, e são usadas na produção de maquilagem nobre, de última geração, com a finalidade de proporcionar perfeita cobertura e homogeneidade de cor à pele, lábios, cílios, enquanto garantem hidratação e proteção.

MINOXIDIL: É um princípio ativo que age como vasodilatador periférico tópico, promovendo um aumento da circulação periférica in loco, sendo empregado em xampus, loções e produtos que combatem a alopécia (queda de cabelos) para aplicação tópica (localizada).

MIOXINOL ou EXTRATO HIDROLISADO DE HIBISCUS ESCULENTUS E DEXTRINA: É um princípio fitoativo natural, de última geração. É um complexo de oligopeptídeos obtido pela biotransformação de proteínas provenientes das sementes do Hybiscus esculentus. Conhecido também como "toxina botulínica tipo A vegetal" ou "toxina botulínica tipo A-like", surge com grande força devido aos efeitos similares proporcionados pela vitamina butolínica (toxina botulínica tipo A), tendo melhor performance por ser de aplicação tópica e não invasiva. Tem importantes propriedades anti-envelhecimento e rejuvenescedoras: a) pela capacidade de inibir a contração muscular, evitando e prevenindo a formação de rugas e linhas de expressão; b) pelo efeito antioxidante que combate a formação e ação dos radicais-livres, inibindo a oxidação das macromoléculas dérmicas da matriz extra-celular, fator de deteriorização e envelhecimento biológico e das propriedades mecânicas da pele. Por sua ação tensora, reduz a flacidez, suaviza marcas, rugas, linhas, pés-de-galinha, e proporciona elasticidade à pele cansada e envelhecida. Rejuvenesce e retarda e previne o envelhecimento.

MOIST 24 TM ou IMPERATA CYLINDRICA: É um fitoativo natural, um extrato hidroalcoólico extraído da raiz da planta Imperata Cylíndrica, originária da Ásia e Austrália, planta que sobrevive na aridez do deserto e em meio alcalino. É uma planta rica em potássio e 3-dimetilsulfopropionato / DMSP. Sua função é hidratar a epiderme, prolongando o fornecimento de água por 24 horas. MONOESTEARATO DE GLICERINA ou CUTINA MD: Matéria-prima empregada como agente de consistência para fabricação de pomadas, cremes e emulsões. MORANGO: Fruto cujo princípio fitoativo tem propriedades adstringentes e antissépticas.

MUSK: Óleo essencial sintetizado que lembra almíscar e que, por sua vez, é uma substância odorífera contida sob a pele do ventre de um animal mamífero, o almiscareiro macho. Existe também em outros animais e em algumas plantas. Possui odor exótico e excelente fixação em perfumes.

MULTIÁCIDOS ou MULTIFRUIT: É um fitoativo natural contendo um composto (pool) de AHAs - Alfahidroxiácidos naturais, obtidos de plantas e frutos especialmente selecionados:
- Extrato de Mirtilo --> ácido láctico.
- Extrato de cana-de-açúcar --> ácido glicólico
- Extrato de maçã --> ácido málico
- Extrato de limão/laranja --> ácido cítrico
Os AHAs (Ver Alfahidroxiácidos, neste Glossário) que formam os multiácidos, devido ao seu poder queratolítico, removem as camadas mais superficiais das células da epiderme (a capa córnea, formada por células mortas e oxidadas), estimulam a renovação celular, melhoram a textura e a suavização da pele, reduzem o ressecamento, linhas e rugas, manchas e flacidez, sendo também hidratantes.

MYOXINOL: É um fitoativo natural, um Extrato hidrolizado de Hibiscus esculentos e Dextrina. É um complexo de oligopeptídeos obtidos pela transformação de proteínas provenientes das sementes de Hibiscus esculentus, árvore originária do sul da Ásia e da África, sendo que suas sementes, lá, são amplamente utilizadas pela medicina tradicional e como alimento, devido seu alto valor nutricional. O Myoxinol é considerado o substituto "vegetal" do toxina botulínica tipo A, ou "toxina botulínica tipo A-like", com algumas vantagens sobre o mesmo, já que é tão eficaz quanto e de procedimento menos drástica, pois não é invasivo, podendo ser aplicado no domicílio pelo próprio usuário. Sua função é a mesma do toxina botulínica tipo A injetável: a de apagar as linhas de expressão e reduzir as rugas dinâmicas através da inibição da contração da musculatura facial. A sua eficiência contra os parâmetros mecânicos do envelhecimento é completada por benefícios biológicos, demonstrado alta eficácia contra o envelhecimento biológico e mecânico, auxiliando a devolver e a preservar em excelente estado a elasticidade da pele e oferecendo uma abordagem anti-rugas adequada.