Glossário Técnico

 

R

 

RADICAIS LIVRES: Moléculas químicas instáveis, os radicais-livres são produzidos pelo organismo para protegê-lo das infecções. Quando produzidos em excesso, tem ação oxidante e tóxica para a membrana celular, tornando-se nocivos para as células e matriz extracelular, atacando e destruindo sua membrana celular (parede da célula), provocando e acelerando o processo biológico natural de envelhecimento do organismo como um todo (e da pele, em particular). A oxidação de macromoléculas dérmicas da matriz extracelular resulta na deterioração das propriedades biológicas, fisiológicas e mecânicas do organismo (e pele). Basicamente, é um processo de oxidação da gordura do organismo (e pele) que provoca seu envelhecimento precoce. Ocorre quando a pele é exposta á alguns tipos de radiação: luz solar, luz fluorescente, radiações de computadores, televisores, videogame, etc. Para evitar e prevenir a formação dos radicais-livres, é importante usar diariamente produtos com filtros solares UVA e UVB, que protegem a pele contra as mais diversas radiações, bem como a aplicação sistemática de princípios ativos antioxidantes (Vitaminas E, C, etc).

RAFFERMINE ou HIDROLYZED SOY FLOUR ou PROTEÍNA DE GLICINE SOJA: Fitoativo natural de última geração, é um extrato hidrolizado extraído da membrana da planta Glycine sp - família das Leguminosae (soja) - rica em glicoproteínas e polissacarídeos (principalmente pectina), formada por longas fibras de celulose, responsáveis pela resistência e elasticidade da planta. Raffermine tem composição e disposição de fibras conectivas semelhantes às encontradas na derme. A boa resistência mecânica, elasticidade e estrutura dos tecidos são conseguidas pela formação de feixes de fibras de colágeno e elastina. Raffermine tem propriedades de reorganizar as fibras de colágeno (pela aderência célula-matriz, aumentando as interações fibroblastos-matriz e a contração das fibras de colágeno), bem como de aumentar o poder antielastase (Ver Antielastase, neste Glossário), pela inibição da atividade da enzima elastase (que causa a flacidez/ ptose da pele – Ver Elastase, neste Glossário), através da saturação dos receptores do sítio de ação desta enzima, impedindo que ela seja capturada e cause danos à pele. Raffermine estimula o poder do mecanismo contrátil dos fibroblastos. É um fortificador das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele. Aumenta a elasticidade do tecido, agindo na prevenção, redução e correção da flacidez, estrias, rugas, marcas, linhas e sinais. Nos testes efetivados pelos Métodos de Magnusson e Kligman, não foram observadas reações de sensibilidade ou alergenicidade na pele e nos olhos.

RETIM A ou ÁCIDO RETINÓICO: Vitamina A ácida, é um ácido que promove um processo de esfoliação química superficial sobre a pele, que estimula a regeneração epitelial. Inicialmente, era usado no tratamento de acne vulgar. Atualmente, é usado no tratamento preventivo de rugas e como reparador, regenerador e rejuvenescedor da pele, pelo excelente estímulo que oferece às células-mães, promovendo intensa regeneração celular. Tem, porém, efeitos colaterais sérios á níveis externos (lesões e manchas na pele) e internos (em adolescentes, quando ingerido, pode causar alterações importantes nos órgãos e sistemas reprodutivos). Na moderna cosmiatria, prefere-se o uso dos ácidos brandos, os alfahidroxiácidos (Ver, neste Glossário), que tem os resultados rejuvenescedores similares sem efeitos colaterais tão nocivos.

RETINOL ou PALMITATO DE RETINOL: Este não é o conhecido ácido retinóico (Ver Retim A, neste Glossário), mas outro ácido derivado da vitamina A. Tem, como propriedades básicas, a capacidade de fazer uma potente hidratação e de estimular o processo de regeneração celular.

RONACARE ASC III: É um ingrediente ativo inteligente, ideal para produtos antiidade. Sua ação:
a) Estimula os fibroblastros a sintetizar colágeno III;
b) Aumenta a elasticidade e suavidade da pele após 3 semanas de uso;
c) Aumenta a espessura da epiderme que está desvitalizada;
d) Fortalece a junção derme-epiderme;
e) Renova as fibras de colágeno na pele.

RONACARE BIOTIN PLUS: É um elemento natural à base de Biotina = Vitamina H (Ver, neste Glossário) que está presente em todas as células vivas, ligando as proteínas intercelulares e os polipeptídeos. Sua ação: a) Melhora a saúde do couro cabeludo e fortalece-o, principalmente em caso de queda de cabelos e cabelos fracos; b) Aumenta a tensão e elasticidade dos fios dos cabelos; c) Promove a manutenção da cor dos cabelos; d) Fortalece e mantém a hidratação das unhas.

RONACARE ECTION: É um bioativo natural, ema enzima extraída de bactérias halofílicas. Suas funções são: a de desenvolver e aumentar a imunidade cutânea e a de proteger a pele contra desidratação, altas temperaturas e contra danos causados pela radiação UV. Seu uso em formulações dermocosméticas garante: a) Eficácia na prevenção da destruição das células de Langerhans, na pele humana, causadas pelos raios UV; b) Redução considerável da formação de células queimadas pelo sol; c) Redução dos danos químicos (tensoativos) às membranas das células; d) Indução mais rápida na formação de proteínas em choque calórico; e) Preserva a umidade da pele por mais tempo.

RONACARE VTA: É um ingrediente ativo inteligente, ideal para produtos antiidade. Sua ação:
a) Promove a proteção e estimulação de glicosaminoglicanos (que são estruturas lipossomal octonizadas contendo Sulfato de Rutinil, Fosfato Ascorbil Magnésio e L.Hidroxipolina em uma cápsula hidrofílica);
b) Possui ação Anti-Hialuronidase (a Hialuronidase é uma enzima produzida pelo organismo que, quando liberada na pele, interfere negativamente sobre a estrutura da pele, destruindo-a, enrijecendo-a e envelhecendo a pele; deve ser inibida por uma ação contra);
c) Protege o Ácido Hialurônico (o Ácido Hialurônico é o contrário da Hialuronidase, pois ele é o "cimento celular", aquele que estrutura a pele; deve ser protegido e favorecido) Ver Hialuronidase, neste Glossário. RUGA: Prega, dobra ou sulco formado através do achatamento dos feixes paralelos da derme (tecido conjuntivo, 2º camada da pele, formado por 98% de colágeno e 2% de fibras elastinas), que se desfazem, provocando o desmoronamento de sua "arquitetura" normal. A epiderme (1º camada da pele; visível, superficial), então, adere aos contornos das dobras e sulcos da derme e dos músculos, formando as rugas.