Glossário Técnico

 

T

 

TANINO: É um fitoativo natural extraído de vegetais e plantas (ex: da árvore Acácia Negra), que tem propriedade adstringente.

TENSOATIVOS: São substâncias que reduzem de forma aproveitável a tensão superficial das moléculas da água ou a tensão interfacial entre dois líquidos não miscíveis – ex. água e óleo: sabe-se que água e óleo não se misturam em condições normais. A função do tensoativo é justamente misturá-los, ao fazer com que se rompam as paredes das moléculas de água e as das moléculas de gordura, tornando possível misturá-las entre si.

TENSINE ou WHEAT PROTEIN: É um fitoativo natural, constituído da fração protéica, de alto peso molecular, extraída das proteínas altamente purificadas das sementes de Triicum sp (trigo), da família Gramineae, formadas principalmente por Ácido Glutâmico e pelo aminoácido Prolina. As características tensoras deste princípio ativo fitobiológico fundamentam-se nas propriedades físico-químicas das proteínas e nas suas propriedades estruturais. Espalhando-se facilmente sobre a superfície da pele, formam um filme protéico interfacial, resistente, estável, altamente ordenado, contínuo, coesivo, elástico e liso, responsável pelo efeito tensor na superfície da pele. Os testes de eficácia, realizados através de microscopia eletrônica de varredura, sobre o extrato córneo da pele antes e após a aplicação do produto, mostraram que Tensine é altamente eficiente (muito semelhante ao efeito da albumina bovina), com efeitos mensuráveis sobre o decréscimo no número e na profundidade das rugas e das pequenas saliências e reentrâncias, alisando a superfície e apresentando a pele luminosa, acetinada e com maior fixação da maquilagem. É indicado para o alisamento, rejuvenescimento, reestruturação e amaciamento de qualquer tipo de pele, sendo perfeito para um tratamento anti-rugas completo e eficaz, demonstrando tanto um efeito imediato ("efeito Cinderela", com 6 horas de duração), como um efeito de longa duração (long lasting - através do encurtamento das fibras de colágeno). Nos testes efetivados pelos Métodos de Magnusson e Kligman, não foram observadas reações de sensibilidade ou de alergenicidade na pele e nos olhos.

THIOMUCASE: É uma enzima de difusão - mucopolissacaridase - cuja propriedade essencial é a despolimerização dos mucopolissacarídeos, corpos bioquímicos complexos que entram na constituição da substância fundamental do tecido conjuntivo (derme) e regulam, em grande parte, a distribuição de água neste tecido. Quanto maior o grau de polimerização dos mucopolissacarídeos, maior será a capacidade de retenção de água pela substância fundamental, e maior será a capacidade de formar celulite: a água retida irá se ligar aos mucopolissacarídeos, formando um gel de viscosidade elevada que constitui obstáculo aos fenômenos vitais de dispersão e intercâmbios celulares, favorecendo a celulite entre outras disfunções. A THIOMUCASE tem a propriedade de lisar (romper) a membrana (a parede) das células que formam os nódulos celulíticos e de gordura localizada, dissolvendo o seu núcleo, literalmente desmanchando a celulite e a gordura localizada. É usada na medicina estética e na cosmecêutica em tratamentos anticelulite, hidropexias, perturbações tópicas pós-flebites, edemas por abstenção linfática e venosa, cicatrizes e quelóides.

TRIETANOLAMINA: É um ativo usado em emulsões e cremes como agente emulsionante e agente alcalinizante, corretor de pH.

TWEEN 20: É um agente tensoativo (Ver Tensoativo, neste Glossário) que permite a mistura de água com elementos graxos, e permite que um produto exerça um perfeito equilíbrio hidrolipídico sobre a pele ou cabelo.