Glossário Técnico

 

V

 

VASOMOTOR: Ação que determina a contração ou dilatação dos tecidos, músculos, artérias, veias, nervos.

VC-PMG ou VITAMINA C ou ÁCIDO ASCORBIL MAGNÉSIO ou FOSFATO DE ASCORBIL MAGNÉSIO: É um importante ativo natural derivado da Vitamina C, que penetra rapidamente através da pele, no interior da qual (junção epiderme-derme) libera a Vitamina C intacta. São propriedades do VC-PMG: apresenta estabilidade no uso em cosméticos, tem influência na formação do colágeno, tem capacidade de retardar a formação da melanina e auxilia a impedir a peroxidação lipídica induzida pela formação de radicais-livres; é ainda cicatrizante, clareador e antienvelhecimento precoce. Tem ação sinérgica com a Vitamina E.

VITAMINAS: Designação comum a diversas substâncias orgânicas naturais não relacionadas entre si, presentes em pequenas quantidades em muitos tipos de alimentos e que desempenham importantíssimo papel em vários processos metabólicos. A falta de vitaminas (avitaminose) acarreta doenças, bem como envelhecimento orgânico generalizado e desordens metabólicas diversas. As vitaminas de maior uso na cosmética são: A, B5, B6, C, D, E, F, K.

VITAMINA A ou PALMITATO DE RETINOL: O Palmitado de Retinol ou Vitamina A tem propriedades reparadoras, clareadoras e antioxidantes, favorecendo a eudermia (pele em estado normal) e a renovação celular, fazendo com que sua aplicação sobre a pele auxilie nos processos de rejuvenescimento e reparação da epiderme, deixando-a mais clara, lisa, macia, iluminada. Nos estudos clínicos, a Vitamina A tem apresentado boa permeação percutânea, eficácia nos resultados e boa tolerância, sendo considerada benéfica e segura quando usada topicamente na fisiologia dérmica nas concentrações ideais recomendadas pelos órgãos internacionais de saúde pública.

VITAMINA B: Fitoativo natural, é representada por um complexo de vitaminas importantes para o perfeito funcionamento do organismo¸ sendo cada uma delas reconhecida por numeração diferenciada (B5, B6, B12, etc). São encontradas nas leveduras e nos cereais, e tem funções distintas umas das outras. As mais usadas em cosméticos são a pró-Vitamina B5 (Ver Pantenol, neste Glossário) e a Vitamina B6 (Ver Vitamina B6, neste Glossário).

VITAMINA B5 ou D-PANTENOL ou ÁCIDO PANTOTÊNICO ou ÁCIDO PANTÊNICO: Ver Pantenol.

VITAMINA B6 ou PIRIDOXINA: Fitoativo natural, é uma vitamina essencial à manutenção do metabolismo dérmico, participa na síntese de carboidratos, lipídeos e proteínas e atua sobre as glândulas sebáceas, sendo que, a sua falta, pode causar hipersecreção sebácea levando à seborréia, à acne, à oleosidade excessiva da pele e dos cabelos, e a certas afecções cutâneas e capilares. É um auxiliar importante na "regularização", redução, controle e prevenção da oleosidade, contribuindo positivamente nos tratamentos de combate, controle e prevenção à acne, à queda de cabelos, à seborréia e à oleosidade excessiva da pele e dos cabelos.

VITAMINA C ou ÁCIDO ASCORBIL MAGNÉSIO: Fitoativo natural extraído de frutas cítricas (laranjas, limões) e outros vegetais, a Vitamina C toma parte nas reações de oxi-redução, agindo nas células no transporte de hidrogênio, tornando normais e estáveis as paredes dos vasos sangüíneos. Importante na formação das fibras de colágeno, tem propriedades hidratantes, clareadoras e antioxidantes, fazendo com que sua aplicação sobre pele auxilie nos processos de rejuvenescimento e reparação da epiderme, deixando-a mais clara, lisa, macia, iluminada. O Ácido Ascórbico tem boa penetração no extrato córneo e, mesmo usado por período prolongado, é bem tolerado e tem-se mostrado seguro. Por degradar-se rapidamente, só tem estabilidade para ser usado em produtos para a pele quando apresentado na forma de VC-PMG (Ver VC-PMG, neste Glossário) ou de outras formas sintetizadas em laboratórios através de sofisticada tecnologia.

VITAMINA D: Bioativo natural extraído do óleo de fígado de peixes e outras substâncias nutritivas, tem propriedades regeneradoras e anti-raquitismo, e é sintetizada pela pele quando esta é exposta ao sol. O uso externo, através de produtos cosméticos, auxilia na promoção do crescimento epitelial, da pigmentação saudável e da reepitelização de áreas queimadas.

VITAMINA E ou ACETATO DE TOCOFEROL: É um fitoativo natural extraído de cereais (ex: gérmen de trigo). Essencial na reprodução humana, a Vitamina E auxilia na reprodução das células, com ampla aplicação em produtos para pele e para cabelos. Na pele, exerce importantes funções: é umectante, antiinflamatória, revitalizadora e, principalmente, é antioxidante, inibindo a formação e proliferação de radicais-livres, prevenindo, combatendo e retardando o envelhecimento, auxiliando a manter a pele saudável e jovem. Acelera o crescimento e o fortalecimento do cabelo e é próprio para tratamento anticaspa.

VITAMINA F ou DRAGOVIT F: Complexo natural que associa vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) - A, E e F – e Ésteres de ácidos graxos, é extraída de óleos essenciais (linoléico, linolênico). Tem propriedades reparadoras, auxiliando na regeneração celular; exerce efeitos curativos em ferimentos e melhora o aspecto da pele, rejuvenescendo-a e auxiliando a reduzir pequenas rugas. Tem ação antioxidante, bloqueando a proliferação e ação dos radicais livres, auxiliando a promover a saúde e retardando o envelhecimento biológico em geral, e o epitelial, em particular. Tem grande importância no crescimento dos cabelos e nas doenças das unhas.

VITAMINA H ou BIOTINA: É um fitoativo natural com efeito sobre a coagulação sangüínea (tem ação anticoagulante). Exerce controle sobre as glândulas sebáceas, reduzindo a secreção graxa (ação anti-seborréica). A sua falta provoca dermatite seborréica. A Biotina metaboliza gorduras e proteínas e tem sinergismo com as vitaminas B2, B6 (Piridoxina) e PP (Niacina/ Nicotinamida). Quando associadas, a Niacina potencializa a ação da Biotina.

VITAMINA K: É um princípio fitoativo natural encontrado nas folhas verdes (Ex: confrei). Tem propriedade anti-hemorrágica (ação coagulante), favorecendo a formação de substâncias importantes para a coagulação do sangue (protrombina). Ela controla a formação das células que constituem o tecido e tem ação emoliente.

VITAMINA PP ou NICOTINAMIDA ou NIACINA ou ÁCIDO NICOTÍNICO: Ver Nicotinamida, neste Glossário